Pular para o conteúdo principal

Lugar de criança é na escola

Diga isso pra uma mae que esta voltando da licença maternidade...

Apesar de ja fazer 3 semanas que o Kazuo esta na escolinha, as vezes ainda me pego triste e chorando de tanta saudade e medo.

Antes de escolher a escolinha eu conversei com a Mari que por sua experiencia na area me ajudou muito na escolha do melhor lugar.
Liguei pra varios lugares, pedi referencias e antes de iniciar as visitas selecionei as que eu tinha me encaixado melhor.

Depois disso ficamos por uma semana visitando escolinhas e "penerando", ate em escola publica na regiao de moema e Itaim eu fui mas infelizmente nao tinha nada pra idade do Kazuo (a partir de 4 meses).
Sempre que nós visitavamos uma escolinha as perguntas eram.
- Quantas pedagogas por crinça?
- tem periodo intermediario?
- Tem infermeira?
- Sao berçaristas ou pedagogas?
- Nas ferias voces abrem?
...entre outras.


Mas foi lá no bairro que eu encontrei a escola que me deixou tranquila e feliz. Escoli a escolinha que eu tinha me sentido melhor, a escolinha que dentro do limite $$ que tinhamos estipulado estava enquadrando com as minhas exigências.
E foi na escolinha aonde ele esta hoje que eu me senti melhor, que o valor era acessível, que ele iria estar seguro.

fizemos uma semana, em dezembro, para adaptação. Levavamos ele lá e ficamos em outra sala observando, eram poucas horas mas achei importante e necessario!

O Kazuo é uma criança muito simpatica, sorri pra todos e quando eu estava chorando em uma salinha ele estava rindo e "conversando" com as tias da escolinha, dava ate ciume (rs) mas isso é algo bom. Sei que ele vai chegar naquela fase de estranhar um pouco as pessoas e inclusive é por isso que enquanto estava de licença nao me privava de sair com os amigos, ir a festas e jantares, mas claro, tudo dentro do limite de um bbzinho, sempre!

De lá pra ca eu tenho ficado muito satisfeita com a escolinha, sempre agrado e agradeço as professoras por cada conquista, inclusive foram elas que conseguiram fazer ele pegar a mamadeira, nao vou esquecer disso nunca e sempre que posso agradeço a elas por isso.

Meus primeiros dias de trabalho foram calmos, eu nao chorei e ligava 3 vezes ao dia na escolinha (minha senha pra ver pela net ainda nao estava funcionando), na segunda semana eu ja nem ligava mais na escolinha mas quando chegava em casa a primeira coisa que eu fazia era ler o caderninho dele, tambem na primeira semana eu mandava bilhetinhos todos os dias tirando duvidas e tals, mas agora ja estou mais confiante.

A internet ajuda?
Sim e nao.

No começo eu ficava vendo toda hora e acompnahndo tudo e quando ele nao estava ao alcance das cameras eu ligava pra saber aonde ele estava, geralmente ele estava tomando banho, eu ficava toda ansiosa vendo pela internet mas hoje eu ja digo que atrapalha muito.
Ex. ontem efoi o dia que mais senti falta dele e foi o dia que mais chorei por estar longe, ai entrei na net pra matar a saudade e vi que ele estava rindo e brincando com a tia, isso me deixou pior ainda, ano em saber que ele estava bem, mas por comprovar que quem sofre com esta separação é a mae, nao tem jeito.
A criança quanto mais nova for menos sofre, porque ainda se da bem com todos e vai crescer passando o tempo com essas pessoas que faram parte da vida deles daqui pra frente, aí quando chegar na frase de estranhamento nao vao estranha nem um pouco, pelo contrario, acho que vao estranhar os finais de semana que permite acordar mais tarde e ficaram em casa o dia todo.

O que eu sei é que ele vai se desenvolver melhor e por mais que demore pra eu ter um segundo filho, o Kazuo vai ser uma criança que sabe dividir e conviver com outras crianças, ele vai andar mais cedo, falar mais rapido... enfim, se desenvolver melhor.
Claro que isso vai de cada criança mas nao duvido que a escolinha ajude.

Deixo aqui o meu relato pras mamaes, minhas amigas, que estao enfrentando essa agora e pras que ainda vao enfrentar. Voces vao chorar, vao sentir falta mas vao superar isso mais pra frente e conseguir enxergar a necessidade dessa separação.
E aqui vai outra dica que eu tbm preciso exercitar mais.
Aproveite e cuida de voce, do seu marido, da sua casa, da sua aparencia, vai ser bom pra voltar a lembrar que voce ainda é mulher e ore sempre pela sua familia, voce esta longe mas os olhos do Senhor estao em todos os lugares.

Comentários

  1. Excelente post, Carla.
    Nao sei ainda se terei que colocar meu filho na escolinha mas suas palavras com certeza ajudarao qualquer mae que esteja passando ou que passara pela mesma situacao.

    Na escolinha ou em casa, o Kazuo sempre sera uma crianca feliz por ter a mae que tem.
    xxx

    ResponderExcluir
  2. Oi,Carla!!!
    Minha amiga, palmas para você que já está acostumando... Porque esse ano faz 4 anos que o Felipe vai à escola, e "para completar meu chororô", as meninas também vão para o Infantil 2, e eu ainda não me acostumei! Sei da evolução, de como eles socializam, mas a adaptação não é deles, e sim minha...hehehe. Choro "que me acabo" nos corredores da escola. Torço para chegar 11:00hs (só ficam 1 período), e ele (agora eles) voltem para casa. Mas é isso, filho tem que crescer, estudar, socializar, etc, etc...
    Beijão para vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Puxa Cah.. seu blog ta ficando cada vez melhor..! To adorandooo.. Tem me ajudado demais amiga.. vc não tem noção! Principalmente, agora na fase da escola!...

    Bjo.
    (Não to conseguindo me inspirar para o meu blog...saco!..rs)

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou mãe, mas adorei seu post.

    Até fiquei com lágrimas nos olhos. Fica firme, amiga. Ninguém nunca vai ocupar o seu lugar na vida do seu filho, não precisa ter ciúmes, as professoras só vão agregar cuidado, carinho, educação...

    Tô muuuuito orgulhosa de vc.

    ResponderExcluir
  5. post muito bom !!!
    adooorei !
    continue firme !!!
    quando sou fraco é que sou forte !!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que lindo k,confesso q fiquei tristinha e com ciumes dele indo pra escolinha,imagino vc neh rss,mas Deus nao erra,sempre vou dizer isso,e quando Ele coloca paz vai em frente.
    orgulhosa de vc e do Kazuo!

    consegui escrever aqui hehehe...adorei o nome layout !

    bjoo e' amanha neh,ainnnn

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro saber o que pensam ao ler o que eu digo, comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Catapora

A Ideia era escrever dia-a-dia, tim-tim por tim-tim essa saga da catapora, mas quem disse que eu conseguir??? Essa maLeDeta catapora acabou comigo, peguei uma gripe fortissima mas não pude seguir o protocolo e repousar. A cada minuto o Kazuo vinha atras de mim falando que tinha dodoi no corpinho dele (que dó, que dó). Eu notei que ele estava chorando muito de noite, passei uma noite pessima, me levantando toda hora pra ver o que estava acontecendo, quando ele acordou vi duas "picadas" e aí pensei, Caramba, como não notei antes, ele estava chorando porque tinha pernilongo ... Aí passou, na outra noite, mas coceiras e mais "picadas", parei e pensei, isso aqui ta parecendo outra coisa. Na hora que fiu dar banho, me deparei com o corpinho cheia de bolinhas e algumas com bolhas, liguei pra minha mae e sogra pra me ajudarem a ter certeza se era catapora ou não. Segundo minha mãe a catapora sempre da febre e como ele não teve febre eu descartei a catapora mas fiquei

Quase 1 ano

(foto tirada sexta passada na festa do pijama pra comemorar o dia do estudante) Meu bebe ja vai completar 1 aninho, como passou rapido!! Cada criança tem o seu tempo pra se desenvolver e pra mim o Kazuo esta indo muito bem. -Tem 8 dentes (4 em cima e 4 em baixo; - Pede Têtê (a mamadeira) - me morde quando eu dou o seio pra ele mamar e como ele sabe que isso é errado, ele me morde olhando pra minha cara; *eu nao tenho quase nada de leite mas as vezes dou o seio pra ele dormir mais rapido. -ele ja anda sem se segurar; - continua muito simpatico; - é birrento. Se nao faz o que ele quer ele da uns gritinhos super agudos mas eu nao me comovo com isso nao; - come de tudo, só nao gosta muito de mamao; Só uma coisa me preocupa no momento. O Kazuo come de tudo mas, de tudo meeeesmo! Isso me incomoda pq fico com medo de quando ele crescer ficar aquela criança "lumbriguenta" sabe? Aquelas que faz a mae passar vergonha... #medo O que pra mim é preocupante pra outras maes é a glori

Dando umas voltinhas

Estes finais de semana tem sido de bastante agitação. Tem tido festas, jantares, passeios... sempre muito gostoso e em boa companhia, poderia ser melhor se o Erick pudesse estar em todas mas, alguem tem que trabalhar nao é mesmo? Este fds fomos a uma festa infantil. Foi aniversario do Dudu (filo de uma amiga muito especial), eu pensava que o Kazuo nasceria no mesmo dia que ele ja que nossa DPP estava pro mesmo dia mas o Dudu resolver vir antes do Kazuo. A festa foi bem legal e o tema era cocorico eu gostei muito e só lah percebi que o Kazuo nao conhecia este desenho. Ontem coloquei dois episódios pra ele assistir e ele gostou muito e pelo fato de eu ter gostado tbm e achar educativo, resolvi que agora ele vai assistir mais vezes #recomendo No domingo fomos a igreja bem cedo (pregação "Melhor viver pra eternidade do que pra sempre...") Foi maravilhoso o culto. Depois fomos pra um festival Japones na zona leste... Enfim, hj estou em casa com muita dor nas costas e ch