Pular para o conteúdo principal

Parir sem dor eh possivel

li uma materia sobre anestesia e achei bem interessante compartilhar com as futuras parturientes.

Para muitas futuras mamãs, em especial se este é o primeiro filho, o terror da dor estraga quase toda a emoção de ser mãe. Mas hoje em dia já não precisa de sofrer tanto assim.
Histórias contadas pelas nossas avós e mães, de partos que duravam dias, dores excruciantes, e mesmo a perda de sentidos durante o nascimento dos filhos, fazem parte de todas reuniões de mulheres quando o assunto se chama "parto".

Se bem que quase todas as mulheres que tiveram filhos são unânimes em afirmar que se tratam de dores logo esquecidas assim que se vê o bebé, a verdade é que o processo de parto pode ser bastante traumatizante.

Felizmente que a medicina também avançou para esse campo e actualmente proporciona à mulher formas mais suaves de passar por todo o processo sem as sequelas que a dor acarretava consigo.

Começando pela técnica mais conhecida temos a anestesia, que pode ter de ser aplicada mesmo durante os meses de gestação para a realização de alguns testes. Não precisa de se preocupar uma vez que os riscos da anestesia para o feto são mínimos, e nenhum é prejudicial ao desenvolvimento da criança.

Podem ser confundidas mas significam processos diferentes: a anestesia e a analgesia não são a mesma coisa.

A anestesia epidural e a anestesia geral envolvem uma concentração de vários fármacos que agem sobre o sistema nervoso periférico. A analgesia contribui apenas para a diminuição ou ausência da dor, permitindo que o trabalho de parto se desenvolva.

Mais conhecida nos últimos tempos é a injecção epidural, que consiste em injectar um anestésico no espaço peridural com a ajuda do cateter, um tubo muito fino, que vai bloquear quimicamente as raízes raquidianas, desencadeadoras dos estímulos da dor durante as contracções uterinas, mas sem interferir nestas. A dor é bloqueada de forma sectorial sem que os fármacos atinjam o bebé.

Unânime é a opinião de que a anestesia geral durante o parto envolve mais riscos e contra-indicações que a epidural.

No primeiro caso, o perigo coloca-se na comida. Espantada? É verdade, o perigo da anestesia está em que esta tem de ser administrada num paciente com o estômago vazio. Acontece que as parturientes mantêm sempre comida no estômago, mesmo após longos períodos de jejum, o que em caso de inconsciência e relaxamento muscular pode levar a que ocorram vómitos e aspiração pulmonar dessa matéria.

Os fármacos utilizados reduzem ainda a circulação sanguínea e por sua vez a função cardíaca da mãe e do bebé.

No primeiro caso, este perigo não existe com a epidural, uma vez que a parturiente continua na posse dos seus reflexos e no segundo, embora a diminuição sanguínea também aconteça com a epidural, o risco é menor.

A epidural age apenas no local onde existe a dor, permitindo que a distribuição dos fármacos se faça de forma sectorial, ao invés do que acontece com a anestesia geral, onde se distribuem pelo corpo e podem mesmo apresentar-se no leite materno.

Com a aplicação de uma epidural, e se for necessário, pode ser efectuada uma cesariana sem recurso a anestesia geral e com a mãe acordada durante o nascimento do bebé.

O único risco comprovado na aplicação da epidural, tem a ver com uma possível baixa de tensão, que pode ser facilmente resolvida com um tratamento apropriado.

Algumas parturientes apresentam dores de cabeça acompanhadas de vómitos e náuseas ou de alguma rigidez no pescoço após uma epidural, que desaparecem ao fim de dois ou três dias, e que se ficaram a dever à perfuração acidental de uma membrana no espaço epidural.

O medo da paralisia é um mito que algumas futuras mães ainda têm, relacionado com a epidural, embora esteja provado nos meios médicos que este problema não se coloca.

No entanto, não é em pleno trabalho de parto que deve pensar neste assunto, ou achar que basta uma injecção para o assunto da dor ficar resolvido. É essencial, após saber que está grávida, começar a planear e a assistir a aulas de relaxamento e de preparação para o parto, porque os exercícios respiratórios vão ajudá-la a descontrair e a cooperar na fase de expulsão do feto.

A decisão de aplicação da epidural cabe-lhe a si e ao seu obstreta, mas tenha em conta o que acha melhor para si e não dê muitos ouvidos a quem afirma que não sentir dor durante o parto é perder um elo de ligação para com a criança.

fonte: site abc do bebe

Comentários

  1. Oi Carla,
    Muito interessante a matéria. Aqui nos USA usa-se muito a epidural como opção de anestesia para os partos normais.

    Pelo o que meu Obstetra explicou, o ideal é que a mãe possa esperar ter um pouco de dilatação (por volta de 4 cm) até que se administre a anestesia, assim ela não correrá tanto o risco de retardar as contraçoes e o parto demorar um pouco mais pra acontecer.

    E pelo que vejo nos programas de nascimento de bebes por aqui, parece que esta anestesia é uma benção, pois alivia a dor e deixa a mãe um pouco mais tranquila pro momento decisivo do parto, embora ela ainda possa sentir a "pressão das contraçoes".

    Ja decidi por tomá-la...sou completamente a favor do parto normal, mas se tiver uma epiduralzinha pra aliviar...nada mal, ne? :)

    Beijos,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro saber o que pensam ao ler o que eu digo, comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Catapora

A Ideia era escrever dia-a-dia, tim-tim por tim-tim essa saga da catapora, mas quem disse que eu conseguir??? Essa maLeDeta catapora acabou comigo, peguei uma gripe fortissima mas não pude seguir o protocolo e repousar. A cada minuto o Kazuo vinha atras de mim falando que tinha dodoi no corpinho dele (que dó, que dó). Eu notei que ele estava chorando muito de noite, passei uma noite pessima, me levantando toda hora pra ver o que estava acontecendo, quando ele acordou vi duas "picadas" e aí pensei, Caramba, como não notei antes, ele estava chorando porque tinha pernilongo ... Aí passou, na outra noite, mas coceiras e mais "picadas", parei e pensei, isso aqui ta parecendo outra coisa. Na hora que fiu dar banho, me deparei com o corpinho cheia de bolinhas e algumas com bolhas, liguei pra minha mae e sogra pra me ajudarem a ter certeza se era catapora ou não. Segundo minha mãe a catapora sempre da febre e como ele não teve febre eu descartei a catapora mas fiquei

Quase 1 ano

(foto tirada sexta passada na festa do pijama pra comemorar o dia do estudante) Meu bebe ja vai completar 1 aninho, como passou rapido!! Cada criança tem o seu tempo pra se desenvolver e pra mim o Kazuo esta indo muito bem. -Tem 8 dentes (4 em cima e 4 em baixo; - Pede Têtê (a mamadeira) - me morde quando eu dou o seio pra ele mamar e como ele sabe que isso é errado, ele me morde olhando pra minha cara; *eu nao tenho quase nada de leite mas as vezes dou o seio pra ele dormir mais rapido. -ele ja anda sem se segurar; - continua muito simpatico; - é birrento. Se nao faz o que ele quer ele da uns gritinhos super agudos mas eu nao me comovo com isso nao; - come de tudo, só nao gosta muito de mamao; Só uma coisa me preocupa no momento. O Kazuo come de tudo mas, de tudo meeeesmo! Isso me incomoda pq fico com medo de quando ele crescer ficar aquela criança "lumbriguenta" sabe? Aquelas que faz a mae passar vergonha... #medo O que pra mim é preocupante pra outras maes é a glori

Dando umas voltinhas

Estes finais de semana tem sido de bastante agitação. Tem tido festas, jantares, passeios... sempre muito gostoso e em boa companhia, poderia ser melhor se o Erick pudesse estar em todas mas, alguem tem que trabalhar nao é mesmo? Este fds fomos a uma festa infantil. Foi aniversario do Dudu (filo de uma amiga muito especial), eu pensava que o Kazuo nasceria no mesmo dia que ele ja que nossa DPP estava pro mesmo dia mas o Dudu resolver vir antes do Kazuo. A festa foi bem legal e o tema era cocorico eu gostei muito e só lah percebi que o Kazuo nao conhecia este desenho. Ontem coloquei dois episódios pra ele assistir e ele gostou muito e pelo fato de eu ter gostado tbm e achar educativo, resolvi que agora ele vai assistir mais vezes #recomendo No domingo fomos a igreja bem cedo (pregação "Melhor viver pra eternidade do que pra sempre...") Foi maravilhoso o culto. Depois fomos pra um festival Japones na zona leste... Enfim, hj estou em casa com muita dor nas costas e ch