Pular para o conteúdo principal

Casa de oração

Antes de iniciar este assunto, queria dizer que estou me tratando pra nao ser tao radical e conto com a paciencia de voces, obrigado!

Quando eu era criança nao me recordo de levar brinquedos pra igreja, muito pelo contrario, da parte que eu consigo me lembrar é da minha avo brigando comigo porque eu sempre sentia sono no culto e isso era "pecado".

Depois que cresci sempre critiquei muito as maes que levam um arsenal pra igreja.
Outro dia estava na igreja e nao conseguia me concentrar no culto porque a criança da fileira de tras estava brincando com a barbie e as amigas da barbie... Ela ficava contando historias e as bonecas dialogavam o culto todo, trocava de roupa, dava beijinho, cantava... o suficiente pra me deixar indignada.

Só que agora a mae da vez sou eu, e agora?

Estive duas vezes na igreja em que o Erick trabalha e as duas vezes teve briga de crianças que nao queriam deixar as outras tocar um bendita guitarra eletronica. Tudo bem que as maes tiram as pilhas mas se só tem duas guitarras e varias crianças pra que deixar os filhos levar aquela bendita pra igreja???
O Kazuo queria chegar perto da guitarra mas o menino, que nao saia da frente dele só pra fazer pirraça, puxava a guitarra e mostrava a lingua pra ele. E a mae do menino? Ficava com cara de bunda fingindo nao estar vendo de nada, essa atitude dela nao era só nessa cena com o Kazuo nao, era com todas as crianças o culto todo.

Isso me deixou muito irritada mas esse assunto ja tinha me incomodado antes, só que agora o Kazuo anda e corre, agora nao consigo mais controla-lo como antes. Antes ele ficava com o carrinho na mae sentado o culto inteiro, agora ele pega o carrinho e fica "dirigindo" pra todo lado, em baixo dos bancos...


Sera que eu estou começando do jeito certo? Sera que eu nao deveria ensinar a ele que na igreja o certo é ficar sentadinho no banco, mesmo que ainda nao seja a hora de ele entender isso mas pelo menos ele vai crescer com este "costume"...

Eu acho ele ainda muito novo pra deixar na escolinha e na minha igreja ainda nao tem baby só tem kids, o que complica ainda mais.

Só sei que nao estou feliz em levar brinquedos pra ele se entreter durante o culto e acho que agora é a hora de eu mudar isso, antes que ele comece a associar que na igreja é lugar de brincadeiras e conforme vai crescendo vai piorar o comportamento dele.

Jesus, nao me deixe nunca passar vergonha tendo que ver meu filho esperneando nos corredores da igreja por fazer o que ele quer.


Comentários

  1. Muito interessante o seu post.

    Como o Ethan ainda está com 5 meses, sempre levamos um brinquedinho pra igreja caso ele fique enjoadinho. O problema é que esse brinquedo tem um chocalho e às vezes faz barulho. Até hoje ninguém achou ruim. Lá temos um berçário pra levá-lo caso ele fique muito agitado durante o culto, principalmente na hora da mensagem.

    Acho que o Kazuo ainda está muito novo pra entender que a igreja é local de Adoração a Deus e não um Playground porém, crianças um pouco maiores às vezes são encorajadas pelos pais ou até líderes da igreja a pintar um desenho, brincar ou se distrair na hora da mensagem e acho isso ruim. Por mais que a mensagem seja “complicada“, creio que pelo menos uma frase pode ficar encucada na cabecinha deles como “Jesus me ama“ , etc.

    “Desconectá-los“ do culto é talvez correr o risco de transformar essa criança em um adolescente que na hora da mensagem ficará lá no fundo da igreja ou sairá pra bater papo no banheiro, sabe? Ou pior, que nao se interessara por Deus.

    Meus pais eram bastante rígidos nesse sentido. Quando era criança minha mãe tomou uma medida radical para que eu passasse a prestar mais atenção no culto: todos os domingos eu levava um caderninho pra igreja para anotar as referências bíblicas e o assunto da mensagem. Não me lembro quantos anos tinha mas a estratégia da minha mãe funcionou. Depois de um tempo eu parei de anotar e passei a prestar atenção porque queria mesmo.

    Desculpe o comentario gigantesco mas como disse no começo, esse é um assunto interessante e sei que ainda dará muito pano pra manga aqui em casa...rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou contra levar brinquedo pra igreja. Porem, o Enzo quer o brinquedo do outro que leva, entende? Agora estou tendo que levar as quintas a tarde pq senão dá briga. Aos domingos não levo pq tem classinha. Como as quintas estou sem o Robson sou obrigada deixar que ele leve algum brinquedo pra se entreter com as outras crianças enquanto estou cantando lá na frente rsrs.

    ResponderExcluir
  3. AINDA NÃO ENTREI NESSA FASE, MAS UM VEZ LEVEI O PREFERIDO DO PAULINHO, UM PORQUINHO MORDEDOR, E NÃO DEU CERTO, ELE FICOU "CONVERSANDO" COM O POICO DELE, E TIVE QUE FICAR LÁ ATRÁS PRÁ NÃO ATRAPALHAR, RS. VAMOS VER COMO QUE VAI SER DAQUI PRÁ FRENTE!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Adoro saber o que pensam ao ler o que eu digo, comente!

Postagens mais visitadas deste blog

Catapora

A Ideia era escrever dia-a-dia, tim-tim por tim-tim essa saga da catapora, mas quem disse que eu conseguir??? Essa maLeDeta catapora acabou comigo, peguei uma gripe fortissima mas não pude seguir o protocolo e repousar. A cada minuto o Kazuo vinha atras de mim falando que tinha dodoi no corpinho dele (que dó, que dó). Eu notei que ele estava chorando muito de noite, passei uma noite pessima, me levantando toda hora pra ver o que estava acontecendo, quando ele acordou vi duas "picadas" e aí pensei, Caramba, como não notei antes, ele estava chorando porque tinha pernilongo ... Aí passou, na outra noite, mas coceiras e mais "picadas", parei e pensei, isso aqui ta parecendo outra coisa. Na hora que fiu dar banho, me deparei com o corpinho cheia de bolinhas e algumas com bolhas, liguei pra minha mae e sogra pra me ajudarem a ter certeza se era catapora ou não. Segundo minha mãe a catapora sempre da febre e como ele não teve febre eu descartei a catapora mas fiquei

Quase 1 ano

(foto tirada sexta passada na festa do pijama pra comemorar o dia do estudante) Meu bebe ja vai completar 1 aninho, como passou rapido!! Cada criança tem o seu tempo pra se desenvolver e pra mim o Kazuo esta indo muito bem. -Tem 8 dentes (4 em cima e 4 em baixo; - Pede Têtê (a mamadeira) - me morde quando eu dou o seio pra ele mamar e como ele sabe que isso é errado, ele me morde olhando pra minha cara; *eu nao tenho quase nada de leite mas as vezes dou o seio pra ele dormir mais rapido. -ele ja anda sem se segurar; - continua muito simpatico; - é birrento. Se nao faz o que ele quer ele da uns gritinhos super agudos mas eu nao me comovo com isso nao; - come de tudo, só nao gosta muito de mamao; Só uma coisa me preocupa no momento. O Kazuo come de tudo mas, de tudo meeeesmo! Isso me incomoda pq fico com medo de quando ele crescer ficar aquela criança "lumbriguenta" sabe? Aquelas que faz a mae passar vergonha... #medo O que pra mim é preocupante pra outras maes é a glori

Dando umas voltinhas

Estes finais de semana tem sido de bastante agitação. Tem tido festas, jantares, passeios... sempre muito gostoso e em boa companhia, poderia ser melhor se o Erick pudesse estar em todas mas, alguem tem que trabalhar nao é mesmo? Este fds fomos a uma festa infantil. Foi aniversario do Dudu (filo de uma amiga muito especial), eu pensava que o Kazuo nasceria no mesmo dia que ele ja que nossa DPP estava pro mesmo dia mas o Dudu resolver vir antes do Kazuo. A festa foi bem legal e o tema era cocorico eu gostei muito e só lah percebi que o Kazuo nao conhecia este desenho. Ontem coloquei dois episódios pra ele assistir e ele gostou muito e pelo fato de eu ter gostado tbm e achar educativo, resolvi que agora ele vai assistir mais vezes #recomendo No domingo fomos a igreja bem cedo (pregação "Melhor viver pra eternidade do que pra sempre...") Foi maravilhoso o culto. Depois fomos pra um festival Japones na zona leste... Enfim, hj estou em casa com muita dor nas costas e ch